Entrar
blog-image

Sábado Sozinho

Sabadão com escassez de companheiros frequentes, convidei o amigo que trabalha na fazenda vizinha na qual eu caço a maioria das vezes pra ir junto!
Iniciamos a busca ainda era dia, visitamos todos as áreas ao redor onde possuímos autorização e nada!
Já por volta de 22:30 o companheiro apresentou sinais de cansaço e frio,estava mal equipado e a temperatura chegava em 8 graus em alguns pontos!
Melhor encerrar, pensei!
E assim fizemos, deixe ele em casa ,e com o fim da caçada já decretado!
Mas como eu gosto de sempre dar a última olhadinha antes de desistir, fui para o ponto de observação ! E qual foi a surpresa?
Ponto suspeito do outro lado do brejo!
Entra no carro, dá a volta correndo ,para no ponto estratégico, faz aproximação a pé, cuida direção do vento e enfim chega próximo!
O bicho levando a cabeça e da aquele salto característico que indica ser um jaguara de um lobo!
Pensei:agora pode desistir mesmo, fazer o caminho de volta e encerrar!
Guardei tudo, segui pela estrada, farol em intensidade normal,já desatento!Em uma virada à direita, pensei: vou dar uma olhadinha por curiosidade, já sem fé.
Perto da sede, ao lado da barragem vi um bicho na palhada!
So pode ser capivara, imaginei!
Mas logo em seguida avistei outros ,com movimentos bruscos e corpo alongado!
Mudei de ideia e resolvi me aproximar ,pra ver o que era!
Em fim era esse da foto e mais alguns ,que ficaram para próxima caçada na qual não pretendo estar sozinho!kkkkkk

 

blog-image

Primeira noite na Ceva!

Organizei as tralhas, recarreguei a luneta e o relógio, saí de tarde, fui a pé até a casinha, fica uns 350 metros do meu rancho, esqueci a bandoleira em casa, levei o rifle na mão, e a mochila nas costas com os mantimentos.

16:20 chego na casinha, chego por trás, sem fazer barulho, sozinho, entro na casinha, começo a me organizar, ligo o relógio Olymbros, organizei com calma as coisas, como novato e inexperiente fiquei preocupado em me organizar para memorizar onde estavam as coisas, comida, lâmpada de emergência, canivete, abafador, vinho, taça, deixei tudo organizado…e memorizado.

Depois instalei o rifle na janela, liguei a luneta já pra deixar na posição perfeita para quando apertar o botão de ligar já aparecesse a ceva, caprichei em tudo, posição de tiro ok, desço a cortina por cima da metade da luneta e tampo o restante, dou uma verificada no meu relógio barômetro marcando 1030 de pressão e a lua com 95% cheia, enfim estava tudo 100% pronto.

18:00 começou a escurecer, já senti que passaros começaram a cantar, meio que anunciando para a natureza que o sol estava se pondo, percebi que meus sentidos ficaram mais aguçados, começo a me sentir ansioso, pego um pouco de vinho que já havia deixado aberto, depois me deito e fico no celular jogando joguinhos inúteis com volume no 0 para passar o tempo.

19:30 Levanto e começo a tomar vinho, estava me sentindo ansioso, bebo duas taças quase em 1 minuto, já sinto o álcool me relaxando um pouco, ligo a luneta e vejo ratos passando….

20:00 hrs escuto corujas gritando… pego e começo a comer um pão Dgua seco com linguiça e tomo mais vinho, aquele pão com vinho tava delicioso…continuo bebendo.

20:40 seco uma garrafa de vinho, bateu a tonturinha, me deito na cama para relaxar, começa a esfriar… de repente escuto “pi pi pi” olho o relógio “calling 01” , sensor 1 tocando, toca 2 vezes, instintivamente o coração dispara, levanto com cuidado ligo a luneta, e vejo um graxaim…

21:30 eu acabo caindo no sono, e as 23:00 acordo com passos que acredito parecer do meu cavalo, levei um susto, coração dispara… tento me acalmar e penso..23:00 e nada de porco, vou é tentar dormir….

12:07 hrs (meia noite)
“pi pi pi”… sensor 01 tocando uma vez, ligo a luneta e não vejo nada…. Estranho…volto a dormir…

01:40 sensor 03 tocando…. Tocou uma vez e parou, Meu coração salta, pois o 03 é o dos fundos da ceva, pensei, deve ser um porco, ligo a luneta e nada…..
Estranho de novo…. Tento voltar a dormir.

2:24 da manhã toca de novo o sensor 03…. Mas dessa vez não para, toca sem parar, uma… duas..três…quatro…vezes e eu me levanto com o coração disparado de novo, sento na cadeira, e penso que com certeza é javali, pois tocou muitas vezes…. ligo a luneta e dou de cara com 3 javalis entrando pelos fundos de frente pra mim… a adrenalina era tanta que sentia a testa suada mesmo com frio, fico pensando que não posso perder tempo, coloco a mira na cabeça de um e lembro do Bives falando “quando tocar o sensor calma, não faz as coisas com pressa” e logo já pensei calma… se estão entrando em 3 porcos é porque vão comer, relaxa, deixa eles entrar e comer… penso tudo isso numa fração de 3 segundos.
Abraço o rifle e me encaixo, para deixar tudo 100% mas na entrada do rifle me atrapalho e perco a visada por alguns segundos, quando volto a visada para eles, vejo já eles retornando ao mesmo fundo que entraram!
Tudo isso foi numa fração de 25 segundos, entraram, cheiraram e saíram….

Fico alí com a luneta ligada por 40 minutos esperando eles voltar, com a adrenalina a mil, mas eles não voltam….

Volto para a cama, e as 3:00 da manhã escuto grimpas amassando ao redor da casinha, e escuto uns “esturros” de porco embaixo da minha casinha, eu deitado na cama fico completamente imóvel , escutando com o coração a milhão…. Pensando o que que eu faço? Tava sem nenhuma arma de backup, somente com o rifle, e nessa distância de 0 metros o rifle é inútil… fico tenso, mal respiro, coloco o nariz pra dentro da camisa pra respirar sem fazer barulho, escuto mais uns galhos e uns “esturros” e foram embora….

Dali pra frente não consegui mais dormir, depois as 4 da manhã o sensor toca novamente, ligo a luneta era um graxaim….

Eles não voltaram mais, volto a dormir até as 6:30 da manhã….

Apesar de não ter tido um abate, para mim foi uma experiência sensacional, um misto de muitos sentimentos, sentimento de conexão com a natureza que nunca tive antes, consegui ouvir muita coisa, meus sentidos ficaram extremamente aguçados, senti na pele a adrenalina do sensor tocando sozinho na madrugada fria e silenciosa …. Parece filme de terror misturado com drama….

Uma noite para ficar na memória!

Obrigado a esse grupo que me ensina tanta coisa, e a nossa mãe natureza que é sábia e professora. 🙌

blog-image

Olá, Caçador!

Bem vindo a família @VaiNaCeva caçador! Deixe seu EGO de lado e junte-se a nós, aqui você encontra conteúdo para sua Ceva, Tralha, Dicas, Causos, tudo sobre a caça do Javali, uma verdadeira comunidade de caçadores experientes unidos por um só objetivo: A Caça!